CURSOR

Quem sou eu

Minha foto
Uma professora que adora o que faz.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

LIÇÃO DE CASA DE PORTUGUÊS

Pinte somente os quadros das palavras que estão escritas corretamente:

Embaixo
Denovo
Em quanto
Em cima
De bruços
acima
Abaixo
Depropósito
De acordo
De repente
Por isso
derrepente


Complete o quadro com o que se pede:

verbo
tempo
infinitivo
conjugação
Trabalham



Fica



Dorme



consegue



cria





Assinale a alternativa em que todas as palavras são paroxítonas:
a. música, ótimo, triângulo, minúsculo.
b. carretel, caruaru, escolar, japonês.
c. javali, destruição,agradável, abelha.
d. doutora, socorro,tristeza, maravilha.
Assinale a alternativa em que todas as palavras são oxítonas :
a. música, ótimo, triângulo, minúsculo.
b. carretel, caruaru, escolar, japonês.
c. javali, destruição,agradável, abelha.
d. doutora, socorro,tristeza, maravilha.
Assinale a alternativa em que todas as palavras são proparoxítonas:
a. música, ótimo, triângulo, minúsculo.
b. carretel, caruaru, escolar, japonês.
c. javali, destruição,agradável, abelha.
d. doutora, socorro,tristeza, maravilha.

Circule e Classifique os numerais das frases abaixo:
Compre duzentas folhas de papel sulfite. ___________________________________________
Esta é a lista de material da quarta série.___________________________________________
Mandamos o Primeiro bilhete ontem. ______________________________________________
Comi um quarto do frango. ______________________________________________________
Eles pediram meia pizza calabresa e maia marguerita. ________________________________


quarta-feira, 4 de maio de 2011

Atividade sobre Sistema Solar :Pesquise e responda.

TECNOLOGIA E A SURDEZ

Comportamento e tecnologia surda

Há comportamentos e tecnologias incorporados na vida diária da Comunidade Surda, a maioria dos quais objetiva a comunicação, o contato do surdo com o mundo dos sons, e entre eles mesmos a distância, por meio de uma 'agenda surda' bem definida, na qual se destacam: os torpedos, que, apesar de recentes, vêm se ampliando significativamente; a comunicação por meio de Telefones para Surdos (TS), sinalização luminosa para campainhas, telefone, alarme de segurança e detector de choro de bebê; relógios de pulso e despertadores com alarmes vibratórios; legendas ou tela de intérprete na TV intérpretes in loco nas igrejas, escolas, repartições públicas, hospitais, delegacias, comércio em geral etc); adaptação da arbitragem nos esportes, substituindo os apitos por acenos e lenços; entre outros.
No dia-a-dia da pessoa surda, há jogos, técnicas, brincadeiras e comportamentos interativos, ora adaptados de jogos de ouvintes, ora criados pela própria Comunidade Surda. Para fins de ilustração, apresentam-se alguns jogos e técnicas adaptados:
O jogo “escravos de Jó” foi adaptado por normalistas surdos no curso normal do Programa Surdo Educador" privilegiando o ritmo com que as 'pedrinhas' são passadas de um a outro em detrimento da melodia;
A conhecida técnica do telefone sem fio também foi adaptada, de forma que os participantes fazem uma fila indiana, e a pessoa.
A forma como rezam a oração do Pai Nosso também é interessante: enquanto ouvintes se dão as mãos, os surdos unem seus pés para poderem partilhar em 'voz alta' (com a língua de sinais) da oração universal do cristianismo.
Quanto à LIBRAS, cabe ressaltar a forma como os indivíduos são nela nomeados, atribuindo-se aos sujeitos características físicas, psicológicas, associadas ou não a comportamentos particulares, os mais variados, os quais personificam e, de certa forma, rotulam os indivíduos. É uma língua, como qualquer outra língua materna, adquirida efetiva e essencialmente no contato com seus falantes. Esse contato acontece, normalmente, com a participação nas Comunidades Surdas, onde a Cultura Surda vai pouco a pouco florescendo e, ao mesmo tempo, se diversificando em seus hábitos e costumes, que, pelos contextos distantes e diferenciados, refletem regionalismos culturais da Comunidade Surda. Nesse sentido, é fundamental o contato da criança surda com adultos surdos e outras crianças surdas para que haja um input lingüístico favorável à aquisição da língua, possibilitado por um ambiente de imersão em língua de sinais.

Cultura Surda e cidadania brasileira


A questão multicultural surda
Skliar (1998) explica que falar em Cultura Surda como um grupo de pessoas localizado no tempo e no espaço é fácil, mas refletir sobre o fato de que nessa comunidade surgem processos culturais específicos é uma visão rejeitada por muitos, sob o argumento da concepção da cultura universal, monolítica. Para Wrigley (1996), a surdez é um 'país' sem um 'lugar próprio'; é uma cidadania sem uma origem geográfica.
Ditada pela maioria ouvinte, no caso do Brasil, a cultura brasileira, surdos e ouvintes compartilham uma série de hábitos e costumes, ou seja, aspectos próprios da Cultura Surda, mesclados a aspectos próprios da Cultura Ouvinte, fato que torna os surdos indivíduos multiculturais. Por esse motivo, Skliar (1998: 28) defende que 'é possível aceitar o conceito de Cultura Surda por meio de uma leitura multicultural, em sua própria historicidade, em seus próprios processos e produções, pois a Cultura Surda não é uma imagem velada de uma hipotética Cultura Ouvinte, não é seu revés, nem uma cultura patológica. '
Em suma, caracterizar a Cultura Surda como multicultural é o primeiro passo para admitir que a Comunidade Surda partilha com a comunidade ouvinte do espaço físico e geográfico, da alimentação e do vestuário, entre outros hábitos e costumes, mas que sustenta em seu cerne aspectos peculiares, além de tecnologias particulares, desconhecidas ou ausentes do mundo ouvinte cotidiano.
Sobretudo, os surdos possuem história de vida e pensamentos diferenciados, possuem, na essência, uma língua cuja substância 'gestual', que gera uma modalidade visual-espacial, implica uma visão de mundo, não-determinística como dito anteriormente, mas, em muitos aspectos, diferente da que partilha a Comunidade Ouvinte, com sua língua de modalidade oral, cuja substância é o 'som'.
O Humor Surdo retrata, preferencialmente, a problemática da incompreensão da surdez pelo ouvinte. Merece alusão a piada que se segue, intitulada 'Árvore', extraída da Revista da FENEIS, ano 1, n° 3, julho/ setembro 1999 - uma piada que retrata toda a história da educação dos surdos: uma história de conflitos e fracassos sociais e educacionais, mas que começa a mudar a partir do momento em que a língua de sinais passa a ser reconhecida como o meio de expressão dos surdos.

SURDEZ

A Educação do Surdo está sendo repensada devido ao reconhecimento da Língua de Sinais ( Lei n° 10.436, de 24 de abril de 2002) e à mudança de postura frente à surdez. O Surdo não é mais visto como aquele cuja falta de audição significa ineficiência, mas sim um ser eficiente que se desenvolve integralmente e se comunica por outro canal, tendo conseqüentemente, uma outra Língua.


Para lingüista surda Carol Padden “Cultura é um conjunto de comportamentos aprendidos de um grupo de pessoas que possui sua própria língua, valores, regras de comportamento e tradições.
Membros de uma cultura surda se comportam como as pessoas surdas, usam a língua das pessoas de sua comunidade e compartilham das crenças das pessoas Surdas entre si e com outras pessoas que não são surdas. E a comunidade é um sistema social geral, no qual pessoas vivem juntas, compartilham metas comuns e partilham certas responsabilidades umas com as outras”. (Padden 1989:5)
Segundo a pesquisadora, “uma Comunidade Surda é um grupo de pessoas que mora em uma localização particular, compartilha as metas comuns de seus membros e, de vários modos, trabalha para alcançar estas metas”. Portanto, nessa comunidade pode ter também ouvintes e surdos que não são culturalmente Surdos. Já a Cultura Surda é mais fechada do que a Comunidade Surda.
A palavra surdo (a) vem grafada com S maiúsculo quando indicar que se trata de pessoa que luta por seus direitos políticos, lingüísticos e culturais.

(Felipe, Tanya A. Libras em Contexto: 8° edição – Rio de Janeiro : WalPrint Gráfica e editora, 2007.)


Existe diferença entre surdos e DA.(deficientes auditivos). A identidade Surda se vale de Língua de Sinais, intérpretes, escolas de surdos, etc. Os D.A. precisam de aparelhagem de aumento de volume, oralização, integração à comunidade ouvinte e não usam a Libras.

Sistema Solar

Sugestão:
Estes sites são bem bacana e têm várias notícias sobre o Sistema Solar.

http://www.meleca.com.br/

http://educacao.uol.com.br/planos-aula/medio/fisica-astronomia-o-sistema-solar.jhtm

Site Sustentabilidade

Sugestão de um site legal sobre Sustentabilidade:


http://www.ecomunidade.com.br/