CURSOR

Quem sou eu

Minha foto
Uma professora que adora o que faz.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Surdo não é mudo

Provavelmente a mais antiga e incorreta denominação atribuída ao surdo, e infelizmente ainda utilizada em certas áreas e divulgada nos meios de comunicação, principalmente televisão, jornais e rádio.
      O fato de uma pessoa ser surda não significa que ela seja muda. A mudez é outra deficiência, totalmente desagregada à surdez. Fato é a total possibilidade de um surdo falar, através de exercícios fonoaudiológicos, aos quais chamamos de surdos oralizados. Também é possível um surdo nunca ter falado, sem que seja mudo, mas apenas por falta de exercício.
      Por isso, o surdo só será também mudo se, e somente se, for constatada clinicamente deficiência na sua oralização, impedindo-o de emitir sons. Fora isto, é um erro chamá-los de surdo-mudo. Apague esta idéia!Erro social dado ao fato de que o surdo vive num "silêncio" rotulado pela própria sociedade (por falta de conhecimento do real significado das duas palavras).
      Surdo: dificuldade parcial ou total no que se refere à audição
      Mudo: problema ligado à voz.
       Existe diferença entre Surdos e DA.(deficientes auditivos).
      O uso da expressão deficiente auditivo considera o surdo como portador de uma patologia e, por isso, precisa ser tratado.
      A expressão Surdo se origina em uma atitude diferente ao déficit, já que não leva em consideração o grau de perda auditiva de seus membros. A participação na comunidade surda se define pelo uso comum da Língua de Sinais, pelos sentimentos de identidade grupal, o auto-reconhecimento e identificação como Surdo, o reconhecer-se como diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário