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sexta-feira, 15 de abril de 2011

PROVA TEORICA DE LIBRAS

Para responder as questões abaixo é necessário consultas aos textos dados com sugestões de leitura, Pesquisas na Internet e na Literatura sobre surdez.

1) Qual o significado da sigla LIBRAS?
a) Linguagem do Brasil Sinalizada.
b) Língua Brasileira da Saúde.
c) Linguagem do Brasil Simplificada.
d) Língua Brasileira de Sinais.

2) Quando soletramos uma palavra com o alfabeto manual usamos:
a) a daticlologia
b) a dactilologia
c) a datilologia

3)Assinale a única afirmativa correta.
a) Configuração das Mãos são formas predominantes dos sinais que tocam o corpo.
b) Configuração das Mãos são sinais de LIBRAS que combinam com a língua Portuguesa.
c) Configuração das Mãos são formas das mãos que podem ser da datilologia (alfabeto manual) ou outras formas feitas pela mão predominante, ou pelas duas mãos do emissor ou sinalizador.
d) As respostas das letras “A” e “B” estão certas.

4)Qual a função  do alfabeto manual?
a) para nome de pessoa e / ou lugares e soletrar
b) frases inteira
c) sinais
d) nenhuma alternativa

5)É correto dizer que alguém é surdo – mudo?
 a) Sim
 b) Não

6) O Congresso que proibiu o uso da língua de sinais aconteceu:
a) Milão.
b) Genova.
c) Paris.
d) Clemont Ferran.

7) É função do intérprete:

a) Ao atuar em sala de aula, transmitir e traduzir do português para LIBRAS fidedignamente a idéia e o conteúdo transmitido sem colocar suas impressões pessoais.
b) Facilitar a compreensão do surdo em relação a aquilo que achar relevante interferindo no processo de ensino e aprendizagem do surdo.
c) Interferir diretamente nos conhecimentos do surdo, pois o reforço no processo de ensino aprendizagem do surdo ocorre por meio da LIBRAS.
d) Ao atuar na sala de aula, explicar segundo seus conhecimentos o conteúdo abordado pelo professor.

8) Em uma palestra os intérpretes deverão:

a) Solicitar anteriormente o assunto tema para que possam se preparar e estudar os sinais pertinentes a uma determinada área do conhecimento para que sejam fiéis ao máximo a idéia original da palestra. Seja essa da área clínica, educacional, entre outras.
b) O intérprete pode modificar o conteúdo para facilitar a interpretação.
c) O intérprete pode não interpretar as palavras que não conheça a equivalência em palavras sinais.
d) Trabalhar com qualquer assunto, pois todo intérprete tem obrigação de conhecer todos os sinais usados pela LIBRAS.

 9) Quando uma pessoa aprende uma língua, apreende também os hábitos   culturais e os contextos em que certas expressões são utilizadas. Como por exemplo, as formas como as pessoas se apresentam uma as outras. Geralmente, aqui no Brasil, entre os surdos, é comum além de dizer o nome em datilologia, primeiro se apresenta pelo seu sinal, que normalmente lhe foi dado pela comunidade a qual faz parte. Este sinal geralmente pode representar;

a) Iconicamente uma característica da pessoa. Exemplo: cabelo-encaracolado, pinta-na-testa e barba.
b) A profissão de uma pessoa e uma característica. Exemplo: professor magro.
c) A primeira letra do nome da pessoa. Exemplo: M (Marcelo); S (Sônia).
d) Uma característica da personalidade da pessoa. Exemplo: pessoa muito alegre; pessoa muito quieta que se expressa pouco.
e) Todas as alternativas anteriores são corretas.

10) Na LIBRAS, os sinais são formados a partir da configuração de mãos, movimento, orientação das mãos, ponto de articulação e expressão facial/ corporal. Portanto, pode-se dizer que:

a) estes são os principais parâmetros fonológicos da língua brasileira de sinais.
b) nenhum sinal pode ser formado se não houver a combinação do ponto de articulação com a expressão facial.
c) é preciso afirmar que estes cinco parâmetros são fixos e nunca mudam durante a articulação de um sinal.
d) nenhum sinal pode ser formado se as mãos apresentarem distintas configurações de mãos.
e) nenhuma alternativa anterior é correta.
  
11) Como você conversaria com a  pessoa surda que estivesse acompanhada do interprete?

a) conversaria com o intérprete.
b) falaria diretamente à pessoa surda.
c) faria mímica.
d) nenhuma alternativa.

12)Assinale a alternativa correta. O sinal ESCOLA é um exemplo de sinal composto, e é formado pelos sinais:

a) Casa + estudar.
b) Professor + escola.
c) Saber + estudar.
d) Aluno + escola.

13) Qual o significado da sigla FENEIS?                       

a) Federação Natural de Educação e Integração da Surdez.
b) Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos.
c) Federação Nacional de Educadores Interessados em Surdez.
d) Federação Nacional de Educandos Integrados e Surdos.

14)Observe os sinais em LIBRAS e escolha a seqüência das configurações das
mãos correspondente:        AMARELO, BOI, TIO
a) Configuração das mãos: “D” / “Y” / “C”.
b) Configuração das mãos: “G” / “R” / “A”.
c) Configuração das mãos: “L” / “B” / “H”.
d) Todas as respostas estão certas.

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