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sábado, 9 de abril de 2011

ATIVIDADES PROJETO "ÁGUA"

Projeto Água
Professora: Cynthia
Anos: 3º e 4º
Disciplinas: Português, História e Geografia.
Duração: duas semanas
Objetivos gerais:
  • Conscientizar os alunos sobre a necessidade de economizar água.
§  Reconhecer a importância da água na nossa vida.
§  Identificar a utilização adequada da água.
§  Reconhecer situações em que a água é prejudicial à saúde.
§  Identificar estados físicos da água.
§  Reconhecer e aplicar os diversos cuidados higiênicos com a água.
§  Identificar a importância da água no corpo humano.


Objetivos específicos:

§  Exercitar a leitura, escrita e interpretação de texto.
§  Exercício da ortografia.
§  Exercício da gramática.
§  Ampliar o vocabulário.

Estratégias:

§  Aulas expositivas.
§  Leitura de material impresso.
§  Atividades em grupo.
§  Músicas sobre o tema.
§  Reflexões sobre o uso da água, seus benefícios e os danos ao meio ambiente.
§  Sensibilização para o problema da poluição da água através de matérias jornalísticas e imagens.
§  Pesquisa: Quais os rios que passam por nossa cidade.
§  A história destes rios.

Atividades:

§  Leitura de diferentes textos: informativos, literários, poesias, recreativos.
§  Registro das pesquisas.
§  Elaboração de textos e desenhos como forma de registro.
§  Pesquisas.
§  Confecção de cartazes.
§  Atividades da apostila.
§  Confecção do livro individual.
§  Interpretação de uma música sobre o tema.


História do Dia Mundial da Água

Declaração Universal dos Direitos da Água

Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.
Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.
Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.
Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra. 

Dia Internacional da Água

            Com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da água para a vida em nosso planeta, a ONU (Organização das Nações Unidas) estabeleceu 22 de março como o Dia Internacional da Água. Fique ligado nessa reportagem, pois esse é um assunto vital! Se não aprendermos a conservar as reservas de água que ainda temos, logo, logo, vai faltar água em várias partes do mundo. Caso isso aconteça, as pessoas vão começar a brigar por causa da pouca água que restar. Já imaginou isso? Guerras horríveis e violentas por causa de água? Isso não é impossível de acontecer, pois a água logo vai valer mais do que o ouro ou o petróleo.

            Todos nós sabemos que o planeta Terra é formado de, aproximadamente, 70% de água, não é mesmo? Mas o que nem todo mundo sabe é que a maior parte dessa água, 97,50%, é salgada e imprópria para o consumo. Da água doce, 2,493% estão em lençóis subterrâneos ou congelados nos pólos, e apenas 0,007% está em rios e lagos, disponível para nosso consumo. Quer entender melhor essa proporção? Veja o gráfico:

            E não é só isso não. Desse 0,007% de água doce disponível para nosso consumo, 70% vão para a agricultura; 22%, para a indústria e 8%, para o consumo individual.

             Agora que todos já sabem a verdade, PRECISAMOS ECONOMIZAR ÁGUA URGENTEMENTE! Se cada pessoa do mundo fizer a sua parte, a água não vai acabar, e a vida em nosso planeta será preservada. Quer fazer a sua parte? Então, comece a falar sobre esse problema para todas as pessoas que você conhece, siga as dicas de como economizar água que nós preparamos e mãos à obra! 


Dicas para economizar água


Tomando banho
Você sabia que um dos recordistas de consumo de água no Brasil é o chuveiro? Um banho de 15 minutos gasta, em média, 130 litros de água. Se a pessoa for como eu, que toma banho todos os dias, vai consumir, em um mês, 3.900 litros!
Para economizar, basta reduzir o tempo do banho: cinco minutos são suficientes para lavar todo o corpo. Desligar o chuveiro enquanto se ensaboa ou lava o cabelo também é uma boa maneira de economizar. Viu como dá pra ficar cheiroso sem esbanjar? Agora, só não vale dizer que não vai mais tomar banho para economizar água, pois essa desculpa não cola mais!

Escovando os dentes
Esta dica todos conhecem, mas poucos praticam: quando estiver escovando seus dentes, deixe a torneira fechada! Gastamos, aproximadamente, 10 litros de água quando escovamos os dentes por cinco minutos com a torneira aberta. Para economizar, abra a torneira apenas para molhar a escova e enxaguar a boca.
 
Lavando a roupa
Na hora de lavar a roupa, o segredo para economizar água é deixar acumular peças e lavar tudo de uma só vez. Só ligue a máquina quando ela estiver cheinha. As roupas muito sujas devem ser deixadas de molho antes de serem lavadas, pois, com isso, a sujeira sai mais fácil e com menos água. Ao lavar no tanque, deixe sempre a torneira fechada enquanto ensaboa e esfrega as roupas.
 
 Lavando a louça
Antes de começar a lavar a louça, devemos raspar os restos de comida e deixar de molho as panelas ou as louças muito sujas. Ensaboe tudo o que for lavar com a torneira fechada e abra a torneira apenas na hora de enxaguar. Ah! E lembre: nada de ficar pegando um copo limpo a cada vez que você for tomar água, pois, para cada copo que você suja, são necessários pelo menos dois outros copos de água para lavá-lo.

Lavando o carro e a calçada
Já ensinei pro meu pai como é fácil deixar o carro limpinho sem precisar gastar muita água. É só usar um balde de água de 10 litros para molhar o carro e mais uns três ou quatro para enxaguá-lo. Utilizar a mangueira para essa atividade gera um grande desperdício. O mesmo serve para as calçadas. Devemos usar a vassoura para retirar a sujeira e não o jato de água da mangueira!


Utilizando o vaso sanitário
Agora você vai dizer: "O Maluquinho tá mesmo maluco! Todos sabem como se usa a privada". E eu digo que muita gente não sabe usar o vaso sanitário (vou dizer vaso sanitário que é mais chique, tá?) de forma adequada, sabe por quê? Porque muitas pessoas acham que o vaso sanitário é cesto de lixo e jogam papel, cotonetes, algodão, cigarros e mais um monte de porcarias dentro dele. Isso pode entupir o encanamento e fazer com que o lixo volte para a sua casa! Ui... que nojo! Outra dica: deixe a válvula da descarga sempre regulada e não fique apertando-a sem necessidade, pois isso gasta muita água!

 Cuidando das plantas
Para cuidar do jardim, substitua a mangueira por um regador. Dessa maneira, você só joga água onde é necessário, não afoga as coitadas das plantinhas e fica mais perto delas. Isso mesmo, fica mais perto e dá mais carinho para as plantas, ou você acha que elas só precisam de sol e água?

 Verificando os vazamentos
Vazamento é um problema! Uma torneira pingando, um cano furado ou uma válvula de descarga desregulada pode desperdiçar milhares de litros de água em um único dia. Certifique-se de que todas as torneiras de sua casa estão bem fechadas e funcionando direitinho e de que a válvula da descarga não está desregulada e soltando mais água que o necessário. Para verificar se existe algum vazamento, faça o seguinte teste: feche todas as torneiras e registros da casa e veja se os números do hidrômetro (aquele aparelho parecido com um relógio que mede o consumo de água) estão movendo-se. Se isso ocorrer, é sinal de que algum cano pode estar furado. Avise seus pais para que o problema possa ser resolvido com urgência!



Água

            A água é componente vital no sistema de sustentação da vida na Terra e por isso deve ser preservada, mas nem sempre isso acontece. A sua poluição impede a sobrevivência daqueles seres, causando também graves consequências aos seres humanos.
            A poluição da água indica que um ou mais de seus usos foram prejudicados, podendo atingir o homem de forma direta, pois ela é usada por este para ser bebida, para tomar banho, para lavar roupas e utensílios e, principalmente, para sua alimentação e dos animais domésticos. Além disso, abastece nossas cidades, sendo também utilizada nas indústrias e na irrigação de plantações. Por isso, a água deve ter aspecto limpo, pureza de gosto e estar isenta de microorganismos patogênicos, o que é conseguido através do seu tratamento, desde retirada dos rios até a chegada nas residências urbanas ou rurais. Sobre a contaminação agrícola temos, no primeiro caso, os resíduos do uso de agrotóxicos (comum na agropecuária), que provêm de uma prática muitas vezes desnecessária ou intensiva nos campos, enviando grandes quantidades de substâncias tóxicas para os rios através das chuvas, o mesmo ocorrendo com a eliminação do esterco de animais criados em pastagens. No segundo caso, há o uso de adubos, muitas vezes exagerado, que acabam por ser carregados pelas chuvas aos rios locais, acarretando o aumento de nutrientes nestes pontos; isso propicia a ocorrência de uma explosão de bactérias decompositoras que consomem oxigênio, contribuindo ainda para diminuir a concentração do mesmo na água, produzindo sulfeto de hidrogênio, um gás de cheiro muito forte que, em grandes quantidades, é tóxico. Isso também afetaria as formas superiores de vida animal e vegetal, que utilizam o oxigênio na respiração, além das bactérias aeróbicas, que seriam impedidas de decompor a matéria orgânica sem deixar odores nocivos através do consumo de oxigênio.



1)     Acentue as palavras:



a)     Sobrevivencia
b)    residuos
c)     toxico
d)    conseqüencia
e)     residencias
f)     oxigenio
g)    bacterias
h)     aerobicas




2)     Classifique as palavras acima: oxítona, paroxítona, proparoxítona.


Palavra
Classificação






















Água no planeta Terra
       O Brasil possui cerca de 17% das reservas de água doce do planeta. A bacia Amazônica, a mais extensa bacia hidrográfica da Terra, vai desde suas nascentes, nos Andes (Peru), até sua foz, no oceano Atlântico (Brasil), compreendendo o Brasil, a Bolívia, a Colômbia, o Equador, a Guiana, o Peru e a Venezuela.
       Além da bacia Amazônica – 63% dessa área fica no Brasil-, podemos ainda contar com outra grande reserva de água doce: o Pantanal. No entanto essa água vem sendo usada em excesso e de modo inadequado, o que pode acarretar a sua falta. Isso porque a água é um recurso da natureza que pode acabar deixando de existir e trazendo conseqüências danosas ao planeta Terra.

1)     Entre as palavras que grifamos no texto, copie apenas as proparoxítonas.
Com acento- Amazônica, hidrográfica, Atlântico.


Sem acento

O que você observou: Que não há proparoxítonas sem acento.

2)     Entre as palavras que grifamos no texto, copie apenas paroxítonas.
Com acento- á- gua, Bo- lí- via, Co- lôm- bia,


Sem acento Ter-ra do-ce, pla-ne-ta, ba-ci-a , o- ce-a-no

3)     Agora observe a terminação das palavras que você escreveu e faça a correspondência:
Paroxítona terminada em a- e- o                                         com acento
Paroxítona terminada em ditongo uai, ia                              sem acento

4)Leia o texto e procure as palavras e complete o quadro:



Monossílabas
Dissílabas
Trissílabas
Polissílabas


















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