CURSOR

Quem sou eu

Minha foto
Uma professora que adora o que faz.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

PROJETO ELETRICIDADE

Projeto sobre Eletricidade.
O projeto esta sendo executado com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de maneira interdisciplinar.
O tema, Energia Elétrica, surgiu a partir do conteúdo da nossa apostila de Ciências. O surgimento da eletricidade foi uma das maiores invenções do homem. Com ela, foi possível produzir mais, viver melhor e inventar mais coisas. Portanto a necessidade de diminuir ou consumir com mais inteligência os recursos do planeta é vital. Pois viver sem ela seria muito difícil.
Além das formas de como se obter energia, onde a encontramos na natureza, não poderíamos deixar de fora as medidas para economiza-la e seus perigos. Quando pedi dicas para preservar a natureza economizando energia, me disseram: não cortar árvores, isso me intrigou. Por que as crianças dão sempre este exemplo? Nenhuma delas é lenhador. Porque elas não têm a noção correta das suas ações sobre o meio em que vivem. Foi ai que surgiu a ideia das campanhas a favor do planeta. Desta maneira desperta-los para um comportamento consciente.  A primeira delas o recolhimento de pilhas e baterias; a segunda banhos curtos (foi distribuído a todos as cornetinhas para que cornetassem seus familiares, caso demorassem no chuveiro); terceira não deixar os aparelhos em stand by. Atualmente a troca das lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes. Antes de a campanha iniciar-se pesquisamos e estudamos o assunto, em seguida os alunos divulgam em todas as salas do colégio e para seus familiares. Por isso além de similar o conteúdo eles estão sendo promotores das atitudes conscientes.
É muito gratificante quando eles relatam as iniciativas que estão tendo em casa; apagar a luz quando sai do ambiente; não dormir com a televisão ligada ou a luz acesa, fazer os deveres em locais com iluminação natural; entre outras. Para garantir e incentivar a participação, verificamos e tabulamos as contas de luz de todos, no mês de janeiro. Em abril iremos compara-las e o aluno que tiver um maior percentual de economia na conta será premiado.
Conforme abordamos conteúdos novos, registramos e excutamos nas aulas praticas.
A robótica é uma ótima ferramenta de auxílio ao ensino. Juntando a teoria à prática ela é capaz de desenvolver nos alunos alguns conceitos, como: trabalho em equipe, autodesenvolvimento, capacidade de solucionar problemas, senso crítico, integração de disciplinas, exposição de pensamentos, criatividade, autonomia e responsabilidade, etc.
Então aproveitando um tema tão atual, inclui no projeto a oficina de Robótica.
O ponto culminante do projeto são essas oficinas. Usando materiais recicláveis construímos objetos, trabalhando esses conceitos.
A cada campanha que as crianças saem pela escola para divulgar, criamos algo que chame a atenção, como cartazes, slogans, os brinquedos feitos nas aulas de Robótica, mas o que mais chamou a atenção sem dúvidas foi a pilha PAPA – PILHAS ( feita com um galão de 20 litros de água, isopor, papelão e EVA).  Ela fica na porta da sala e chama muita atenção, desta maneira todos querem depositar as pilhas e baterias usadas nela.

Um comentário: